LESIANE ROSA "ZIZI"

"A melhor aluna da turma em língua portuguesa".
Assim fui definida durante muito tempo (ensino fundamental e médio) por professores e colegas...e tudo por conta da "tia Cláudia", minha primeira professora na Escola João XXIII, em São Sepé, que contava historinhas da abelhinha, da escova, do índiozinho, do óculos e do ursinho, ou seja, as letras a, e, i, o e u, respectivamente. De uma forma bastante criativa e interessante, a professora contava historinhas e a turma participava com muito entusiasmo... ela perguntava:
- como é que a abelhinha faz mesmo?
E nós respondíamos em coro:
- a, a, a, a, a....
Achávamos tudo o máximo. Então, aos cinco anos de idade, cursando o "C.A." (uma espécie de preparação para a 1ª série) eu já sabia ler e escrever. Logo depois, na 1ª série, ouvíamos musiquinhas do tipo: - "Ça, ço, çu tem ce-di-lha... ce e ci não teem, ce e ci não teem... não tem não; não tem não"...bobagem ou não, hoje vejo colegas meus, profissionais da área de comunicação, com severas dificuldades no uso da cedilha e, sem querer, meu pensamento se volta àquela época e também àquela músiquinha, que jamais saiu da minha cabeça.
Um pouquinho depois, quando a professora já começava a pedir que produzíssemos redações, contando o que fizemos nas férias, no final de semana, etc., os resultados daquela alfabetização diferenciada começaram a aparecer.
Certo dia, numa entrega de boletins na escola, as professoras chamaram meus pais para um canto... na hora eles disseram: - ai meu Deus, o que será que aconteceu com a Zizi?! Mas qual não foi a surpresa quando as "profes" disseram: - Olhem, estamos admiradas com o desempenho da Lesiane. É muito difícil uma criança da idade dela (entre 6 e 7 anos) escrever com tanta coerência, sem quaisquer erros de ortografia, gramática ou concordância...
Minhas redações tinham início, meio e fim e ainda eram ricas em detalhes.
Bom, tudo isso conto sempre com muito orgulho, pois marcou a minha vida...
Não é à toa que me tornei uma jornalista que prima pelo bom uso da nossa língua!
E da "tia Cláudia" jamais vou esquecer...; seguidamente encontro com ela aqui em São Sepé e falo do quanto ela fez diferença na minha vida estudantil e profissional.

Lesiane Rosa (Zizi) vive em São Sepé - RS, é jornalista e assessora de imprensa. Foi aluna da Rosana na graduação e na pós-graduação.
;

Marcadores:

1 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

ô Zizi, com essa referência aí ( aluna na ... e na...) está parecendo que sou mais velha do que realmente sou! Eu, heim!rsrs

26 de novembro de 2008 às 01:13  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial